Alimentação em Cuidados Paliativos
para Equipe Transprofissional:
limites e possibilidades.
Fonoaudiologia, Nutrição e Gastronomia:
minimizar os limites e ampliar as possibilidades.
Do estudo do fenômeno à prática clínica.
Do conceito à dieta de conforto.
Do diagnóstico à parada voluntária de alimentação.
PÚBLICO ALVO:
Fonoaudiológos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, qualquer profissional graduado que tenha interesse pela área (ou que esteja no último ano de graduação).
O curso é em caráter transprofissional e transdisciplinar.
Aulas gravadas DISPONÍVEIS!
Você pode assistir ao curso aonde e quando quiser,
com acesso por 03 (três) meses
após a data da compra do curso.
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MÓDULO 1
Conceitos básicos em Cuidados Paliativos:
o que você precisa saber para ter uma ação paliativa.
TEMAS:
-
Definição e Pilares de Cuidados Paliativos.
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Alimentação na atuação transprofissional.
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Fase Inicial do cuidado: atuação desde o diagnóstico e implicações da dinâmica da alimentação.
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Conceitos básicos relacionados à alimentação: disfagia, sarcopenia, desnutrição.
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Análise crítica dos conceitos que envolvem o processo de envelhecimento e cuidados paliativos: presbifagia, fragilidade e estado nutricional.
-
Protocolos em CP.
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Ações paliativas para equipe de saúde: caso clínico.

MÓDULO 2
Fase intermediária do cuidado:
reabilitação paliativa.
TEMAS:
-
Reabilitação Paliativa
-
Reabilitação da disfagia
-
Reabilitação do estado nutricional.
-
Indicações (ou não) de via alternativa de alimentação.
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Diretivas antecipadas de vontade.
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Comunicação de notícias difíceis.
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Construção da biografia alimentar.
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Protocolos em CP.
-
Ações paliativas para equipe de saúde: caso clínico.

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MÓDULO 3
Fase avançada do cuidado e final de vida:
falências nutricionais e orgânicas.

TEMAS:
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Caquexia.
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Dieta de conforto (conforto afetivo e metabólico).
-
Parada voluntária da alimentação.
-
Bioética e suas implicações na prática clínica.
-
Protocolos em CP.
-
Ações paliativas para equipe de saúde: caso clínico
MÓDULO 4
Supervisão Clínica

Suporte técnico-científico para atuação clínica
em casos reais trazidos pelos nossos alunos.
MÉTODO DE ENSINO:
Nossa inspiração é o Método de Arco (proposta de Maguerez), que propõe uma dinâmica de aprendizagem partindo da observação da realidade (caso clínico - problematização) para uma abordagem
teórico-prática (pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação da realidade).



